top of page
interna cafila 3.png

Cáfila Sounds

é uma marca de criação de trilhas sonoras experimentais para filmes de arquivo.

Gravação de instrumentos e ruídos, sintetizadores

e efeitos, música concreta e eletrônica. Elementos que compõem uma estética de composição comprometida fundamentalmente com a inventividade sonora em

relação às imagens. Uma viagem ao passado através

de sons do futuro.

Estabelecida inicialmente sobre a página de Instagram @cafilasounds, surgiu com a ideia de remontar e sonorizar filmes históricos, vários dos quais foram originalmente silenciosos. Um trabalho artístico de

dar uma nova voz a essas imagens.

Sons do futuro para
imagens do passado

Trilhas originais para filmes de arquivo dos anos 40 até 70 (2021)

01. De Outros Carnavais

A voz do narrador que noticia o Carnaval do Rio em épocas passadas se transforma com a chegada da noite. Loops de instrumentos típicos do samba, como o tamborim e o pandeiro gravados pela percussionista Gabriela Bruel, se misturam com sintetizadores na montagem de uma alucinação carnavalesca.

02. Colatina - O Brasil entre os anos 40 e 50

A melodia do clarinete em modo mixolídio, escala comum na música folclórica do interior do Brasil, acompanhada pela viola caipira, instrumento de acompanhamento de cordas metálicas brilhantes tocadas pelo músico Daniel Perez. Evoca tom lírico e nostálgico na sonorização de cenas do país nos anos 40.

03. Conquista Femininas

Os sons dos foleys propõem a atmosfera do trabalho das telefonistas

e do ofício da costura. A aparição do homem em cena conduz a paisagem sonora à uma caverna gotejante que interrompe a música, que vai e vem. Inserções de pontos sonoros acompanham as imagens: o piano, o rugido do animal reduzido à sua pelagem e a música de forró (zabumba e triângulo) intercalado com o choro de crianças.

04. Ação no Mar

Simulação de clichês hollywoodianos para um filme de uma guerra que não existiu. Na montagem fílmica paralela entre os que atacariam e os que seriam atacados, tímpanos de orquestra dramáticos contrastam com sons dos soldados desajeitados em seus paraquedas caídos que se preparam para a batalha em clima pop.

05.Celebração em São João del-Rei

Texturas sintéticas que remetem a órgãos de tubo e um canto transformado sobre o texto litúrgico Agnus Dei acompanham uma celebração religiosa cristã no interior de Minas Gerais, em uma localidade que ainda guarda a tradição das orquestras de cordas dentro dos templos. Em meio ao ritual, surge o ruído de uma câmera de cinema que o testemunha.